Pular para o conteúdo principal

Corrigindo acentuação do Telegram no Ubuntu 16.04!



Caso não consiga digitar palavras com acento no Telegram, é porque não se usa mais o ibus, pois está dando conflito com a nova central de programas, a Gnome Software. Para contornar o problema de acentuação, basta seguir os comandos a seguir:

Abra um editor de texto comum (mousepad, gedit, leafpad) e coloque as linhas abaixo, uma por uma:
#!/bin/bash
cd ~/Downloads/Telegram/
env QT_IM_MODULE=xim ./Telegram --%u
Obs: Caso precise, altere o caminho onde está seu Telegram.

Salve o arquivo como .sh e dê permissão para executar como programa. Para isso, clique com o botão direito do mouse, vá em Propriedades. Na aba Permissões, clique no checkbox "Programa".  Saia de sua sessão e faça login novamente.

Comentários

  1. Estou com esse problema e ainda não resolvi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde. Esse .sh você coloca pra chamar o Telegram no editor de menu (Alacarte, MenuLibre).
      Olha o exemplo: http://i.imgur.com/yMiUYHC.png

      Excluir
    2. Eu instalei pelo PPA. No caminho da instalação /opt/telegram aparece dois executaveis, o binário 'telegram' e o 'Telegram' com T maiusculo que é o script que chama o binario. É so editar ele para que fique assim:

      #!/usr/bin/env bash
      #/opt/telegram/telegram -noupdate $@
      env QT_IM_MODULE=xim /opt/telegram/telegram -noupdate $@

      O processo pelo instalador(em Downloads) é parecido, creio eu.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Instalando o Office 2010 no linux!

Para instalar o Office 2010 em qualquer distribuição linux, devemos usar um programa chamado Wine, mas existe um outro que utiliza o Wine como base, e facilita a instalação de programas, já que escolhe automaticamente as .dlls necessárias. Se você utiliza o Mageia, entre na Centro de Controle Mageia, e na seção Instalar e Remover Programas, procure por Playonlinux, e samba-winbind e instale-os. Abra o Playonlinux, e clique em Instalar um programa. Vá em Escritório, e clique na versão do Office a ser instalado, que no caso é o Microsoft Office 2010. Siga com o processo de instalação normalmente, e depois irá ser perguntado se você deseja criar atalhos no menu. É recomendável que se crie para facilitar a procura. Após instalar, feche o Playonlinux e abra o Office para ver se está funcionando. Como ativar Após instalar e testar o Office, vamos ativá-lo. Abra novamente o Playolinux, Office, e agora clique em Microsoft Office 2010 Activation. Clique em Instalar, e Avance. Escol

Jogando Tibia 11 no Ubuntu 16.04!

O Tibia 11 necessita da biblioteca libpcre16.so.0 para ser executado. Caso ainda não tenha instalado, digite o seguinte comando no terminal: $ sudo apt install libpcre16.so.3; ln -s "/usr/lib/x86_64-linux-gnu/libpcre16.so.3" "/home/usuario/tibia/bin/libpcre16.so.0" Lembrando que você deve trocar as linhas em vermelho pelo seu nome de usuário e o caminho onde está o Tibia. Após isso, tenta abrir novamente e verá que o Tibia irá iniciar normalmente.

Conectando fone de áudio com Ubuntu através de Bluetooth!

Talvez você tenha tentado usar seu fone de ouvido via bluetooth no Ubuntu e derivados e tenha recebido uma mensagem de erro de conexão, como: blueman.bluez.errors.DBusFailedError: Protocol not available Isso acontece, pois faltam alguns pacotes a serem instalados. Então abra um terminal e cole o seguinte comando (não esqueça do ;): sudo apt-get install pulseaudio-module-bluetooth ; pactl load-module module-bluetooth-discover Recomendo deixar a segunda linha nas inicializações automáticas, como na tela a seguir: